KTM 1290 Super Adventure – Bonita como sempre, potente como nunca.

No segmento supercompetitivo das Maxitrail, a KTM apresenta a terceira geração da 1290 Super Adventure. Esta nova 1290 austríaca vem com motor revisto, mais eletrónica e novo design – tudo focado no condutor e na experiência de condução.

No asfalto, na cidade ou no monte esta máquina com motor 1.300 cc e 177 cv deixa ao longe as mais diretas concorrentes. Desde o seu lançamento em 2013, com a 1.190 Adventure a KTM posicionou-se bem lá em cima deixando surpresos vários outros fabricantes.
Agora, seja a versão Adventure S ou a Adventure R esta maxitrail impõe respeito. A 1290 mantem o motor V-twin mas passou a ter dois radiadores. Mesmo no pára-arranca da cidade o calor tem melhor dissipação graças a esta correção.
Também a embraiagem teve uma revisão e uma nova caixa de velocidades Pankl que permite trocas de caixa mais suaves e mais rápidas. Como extra o condutor pode agora adicionar o Quickshifter para trocas de velocidades mais rápidas e sem necessitar de embraiagem.

Com todas estas inovações a Super Adventure passa agora ter intervalos de manutenção de 15.000 km.
Este modelo mantem o quadro tubular em aço que pesa apenas 10kg mas baixou a altura ao solo que é agora de 85cm (mínimo) ou 87cm (máximo). A coluna de direção esta mais próxima do deposito de 23 litros e como tal o motor teve que ser reposicionado.
O braço traseiro, em alumínio, foi aumentado e a moto fica mais confortável e com mais agilidade, seja com passageiro, com as malas ou ambos.

Vários componentes são agora reguláveis: altura do banco, do vidro frontal, seletor de caixa, travão de pé, manetes de travão e embraiagem e ate a posição do painel TFT de 7 polegadas com ligação para smartphones por Bluetooth e carregador USB.
Também as suspensões WP Apex com bainhas de 48mm a frente e mono amortecedor atras contam agora com 3 modos: Comfort, Street e Sport.

Debaixo da enorme ótica frontal Full LED da Bosch foi instalado um radar que permite cruise control adaptável e deixa o condutor escolher entre 5 níveis de distância para o veículo que circula a sua frente.
Depois do condutor escolher a velocidade cruzeiro e a distância que pretende de quem segue a sua frente este novo radar analisa ao milissegundo e corrige conforme necessário fazendo alterações no acelerador eletrónico e/ou ajustes no sistema de travagem.

A 1290 vem com quatro modos de condução selecionáveis: Rain, Street, Sport e Offroad. Entre inúmeras variáveis que cada modo apresenta de salientar por exemplo que em Rain a potencia é reduzida para 100 cv e em Offroad deixa de existir de forma acentuada o control de tração permitindo assim que a moto derrape de traseira. Este modo é indicado para quem anda com a Adventure na terra e saiba o que está a fazer.
A KTM acrescentou ainda várias ajudas eletrónicas a condução como sistema de estabilidade, controlo de tração e ABS.
A 1290 Super Adventure tem como principais concorrentes a Ducati 1260 V4S e a BMW 1250 GS. A JPM convida-o a vir dar uma volta na KTM para perceber porque é superior.

A 1290 Super Adventure tem como principais concorrentes a Ducati 1260 V4S e a BMW 1250 GS. A JPM convida-o a vir dar uma volta na KTM para perceber porque é superior.
Partilhar este conteudo: